email [email protected]
logomarca navegador

|| Verão seguro é com prevenção ativa!

Cinque Terre

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, classificamos a prevenção ao afogamento de duas maneiras: ativa e reativa. A prevenção ativa é a atuação exclusivamente no ambiente, reduzindo riscos, já a prevenção reativa é a intervenção preventiva no comportamento de risco do usuário na área aquática. 


Vamos a alguns exemplos.


Exemplos de prevenção ativa

  • Grade cercando a piscina,
  • Sistema de desligamento de emergência dos ralos,
  • Demarcação de profundidade,
  • Flutuador na borda, acessível,
  • Piso com drenagem eficiente,
  • Placas de orientação sobre as regras de segurança


Exemplos de prevenção reativa

  • Impedir brincadeiras de caldo,
  • Impedir saltos mortais,
  • Impedir correr na borda,
  • Orientar auto resgate quando perceber estresse na água,
  • Lançar flutuador para pessoa com dificuldade

Linha do tempo

O afogamento, assim como as demais emergências, possui uma linha do tempo definida:

Ocorre que de modo geral há um consenso sobre a reação e mitigação, no entanto a preparação e prevenção são normalmente ignorados. As fases de pré evento são de extrema importância para evitar que o evento ocorra, portanto o investimento deve acontecer na preparação da comunicade (por exemplo, com dias de prevenção, dicas e envio das regras a usuários de piscinas coletivas) e na prevenção (por exemplo, não permitindo que uma pessoa sozinha faça uso da piscina sem que tenha outra assistindo, mesmo adulto com domínio da natação).

É imprescindível trabalhar com regras definidas e plano de ação para implementar e cobrar, se for o caso, com punição, o cumprimento das regras de segurança.

Ação do guarda vidas

A ação do guarda vidas consiste em prevenção ativa e reativa, sendo que a última deve ser implementada de modo eficaz, com comunicação clara e objetiva para que a situação de risco se dissolva com a maior brevidade possível. O ponto chave é a atuação antes do ponto de estresse, salvaguardando assim todos os envolvidos, incluindo o próprio profissional, que se coloca em grande risco a cada resgate.

Uma vez definido a prevenção ativa, o profissional no posto de serviço classifica cada banhista com relação ao nível de risco constantemente. Isso determina seu posicionamento, sua atenção específica e sua ação imediata sobre o risco.

A ação dinâmica e o estado de alerta constante sob o sol é uma atividade extremamente desgastante; mais um excelente motivo para investir em prevenção ativa.

A Estação Delta conta com uma divisão exclusiva de brigada aquática, conduzida por uma supervisão experiente, com componentes com ótima formação treinamento físico e preparo continuado, seguindo Procedimento Operacional Padrão desenvolvido com exclusividade para cada cliente. Aproveite o verão em segurança e se precisar, conte conosco!

Envie um email com sua dúvida ou necessidade e nós te respondemos! [email protected]

Referências

  1. Szpilman David, Tipton Mike, Sempsrott Justin, Webber Jonathon, Bierens Joost, Dawes Peter, Seabra Rui, Barcala-Furelos Roberto, Queiroga Ana Catarina, Drowning timeline: a new systematic model of the drowning process, American Journal of Emergency Medicine (2016), doi: 10.1016/j.ajem.2016.07.063

  2. M294 Manual operacional de bombeiros : guarda-vidas / Corpo de Bombeiros Militar. – Goiânia : - 2017. 191 p. : il.

  3. Slim Ray. Swiftwater Rescue: A Manual for the Rescue Professional. 1997

  4. Gettysburg Fire Department. Water rescue operations manual. 2019

logomarca
Com vários anos no mercado, nossa empresa oferece mão de obra altamente qualificada e preços ajustados às suas necessidades
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Estação Delta - Bombeiro Privado em Maringá e Londrina: Verão seguro é com prevenção ativa!
soletel