email [email protected]
logomarca navegador

|| Os 5 maiores erros em primeiros socorros

Um menino enfaixado com expressão de doente

Não há nada como o básico bem feito! Este artigo não tem a pretensão de ser um manual completo, mas de orientar para não agravar uma lesão quando há a necessidade de prestar os primeiros socorros.

Verão, férias, confraternizações; de acordo com serviços de atendimento à emergência vinculados ao SUS, neste período, os acidentes domésticos envolvendo crianças sobem cerca de 25%. Mais um baita motivo para você estar sempre atualizado no assunto.

Vamos aos 5 maiores erros que as pessoas cometem ao prestar primeiros socorros:

Oferecer medicamento industrial para tudo

Não fazemos isso. Normalmente quando pensamos em usar uma droga farmacêutica, nós a escolhemos com base no sintoma que estamos sentindo. Acontece que não é assim que se trata um problema. Uma dor de cabeça de uma pancada mascarada com um dipirona pode esconder a evolução para um quadro muito mais grave. Uma febre tratada com paracetamol pode estar mascarando outros sintomas que juntos, significam outra coisa. Sem contar que dependendo do que comeu ou bebeu, pode causar interação, resultando em outro problema ainda maior. Também se aplica a falta de alimentação no estômago - drogas farmacêuticas costumam ser bastante agressivas. Além de que, no caso de uma alergia desconhecida... sem falar que toda vez que você trata algo simples com uma droga química, está debilitando seu corpo e tornando-o dependente da intervenção química.

Usar água oxigenada em ferimentos

Vou fazer um convite; já leu a bula da água oxigenada? Ela é contraindicada em mucosas porque provoca ulcerações. Ela não mata apenas os microorganismos indesejados, mas atrasa o processo de cicatrização matando tecidos viáveis. Então não, pequenos machucados são limpos com água e sabão neutro e só.

Levantar a cabeça quando há sangramento nasal

Ah, este é um clássico! Não fazemos, porque o sangue quando fora do seu vaso (artéria ou veia) coagula. Então quando você levanta a cabeça para impedir que ele escorra para fora, ele escorre para dentro, causando pequenos bloqueios na via respiratória ou no esôfago a caminho do estômago. No primeiro caso, pode levar a uma obstrução ou broncoaspiração, dois eventos gravíssimos. No segundo, pode causar náusea e vômitos. Então não, quando o nariz estiver sangrando, inclinamos para a frente e deixamos escorrer para fora mesmo. Também não colocamos gelo, porque além da queimadura que ele pode causar, não vai ser efetivo se o vaso que se rompeu não estiver no local resfriado e não temos como saber onde foi esse rompimento interno.

Soprar o olho quando tem algo lá

Vixe, esse é perigoso! Quando alguma sujeira, cílio, areia ou poeira estiver nos olhos, lave com soro fisiológico mas nunca sopre! Soprar vai secar a lágrima que faz a hidratação e proteção do olho, fazendo a sujeira grudar mais ainda e quando piscar vai ser esfregada diretamente contra a superfície, causando dor e machucando.

O mito de não mexer

Esse eu canso de falar sempre que tenho a oportunidade. Não existe em nenhum lugar nenhum manual oficial ou pronunciamento dizendo que não pode mover alguém vítima de acidente. O que existe é uma campanha (bem mal feita, diga-se de passagem) para evitar a movimentação da parte cervical da coluna ou evitar que ossos quebrados cortem os vasos sanguíneos causando uma hemorragia por manipulação erada ou excessiva. Mas não existe isso de não poder mexer. Aliás, quando você está ofertando primeiros socorros para alguém, seu objetivo é justamente amenizar o sofrimento, então busque sempre oque for mais confortável para quem precisa de ajuda. A dica aqui é evitar movimentar membros se suspeita que estejam quebrados; deixe-os confortavelmente amparados em cobertores por exemplo; mesma coisa vale para o movimento do pescoço quando houve uma pancada de alta energia na cabeça, evitando de mover. De resto, essa campanha de não mexer é extremamente nociva porque coloca medo nas pessoas e as impede de fazer o que precisa ser feito.

Você sabia que a Estação Delta possui uma vasta biblioteca sobre o tema emergências que é atualizada constantemente? Nossa equipe se mantém sempre informada sobre o que há de mais efetivo em cada situação. Nós nunca paramos de estudar. Da mesma forma, estamos sempre dispostos a ensinar! Entre em contato conosco para entendermos a sua necessidade!

[email protected] 

logomarca
Com vários anos no mercado, nossa empresa oferece mão de obra altamente qualificada e preços ajustados às suas necessidades
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Estação Delta - Bombeiro Privado em Maringá e Londrina: Os 5 maiores erros em primeiros socorros
soletel