email [email protected]
logomarca navegador

|| Bombeiros que resgatam bombeiros

Cinque Terre

A cena de incêndio nunca será um lugar em que os bombeiros em  dificuldades irão sair dessa situação simplesmente dizendo: leve-me daqui! Alguém vai ter que entrar e buscá-los, esperançosamente com vida.  Se você não tem o pessoal para efetuar o resgate, os bombeiros presos  morrerão. Simples assim (NORMAN, 2012, p. 314). 

Dentre as atribuições dos bombeiros divididas de acordo com o escopo operacional a depender da configuração da liderança, destaca-se algo pouquíssimo falado no meio civil, que é a atribuição de resgatar colegas.


Algumas unidades possuem componentes capacitados e treinados permanentemente como equipe de resgate interna, não exercendo outra função. Na Estação Delta, recebe esta designação o bombeiro líder ou bombeiro mestre com treinamento e experiência para a função, presente naquele serviço específico. Situações em que a equipe de atuação é maior do que cinco componentes, há pelo menos um operador designado e identificado para a função, recebendo o nome de RIT (Rapid Intervention Team - Equipe de Intervenção Rápida) com designação pré estabelecida em Plano de Emergência.


Esta tarefa de resgate de bombeiros não pode ser atribuída a bombeiros envolvidos em  outras tarefas críticas, muito menos a bombeiros que já estão fisicamente  comprometidos em decorrência do combate ao incêndio ou operação de orientação, busca ou resgate em andamento.


A maioria das unidades de bombeiro militar tem  utilizado a regra two-in, two-out (dois entram, dois saem) como uma initial rapid intervention crew – IRIC (ERBI  – equipe de resgate de bombeiros inicial), mas designam todo efetivo, conforme a  ocorrência continua. A experiência tem demonstrado que uma dupla IRIC é  inadequada, exceto em situações que os bombeiros possam ser facilmente  localizados e possam escapar com facilidade com pouca ajuda (KLAENE, 2020). Razão pela qual a Estação Delta adota a conduta de reservar e preparar uma equipe exclusiva para a atividade de RIT em serviços que o POP (Procedimento Operacional Padão) assim estabelece.  


Procedimento Operacional Padrão do RIT na Estação Delta

Nós seguimos o IFSTA 2013, que estabelece que as informações a serem repassadas ao supervisor após declarar uma situação  emergencial são resumidas por meio do acrônimo LUNARS, que significa: 

Localização

Unidade

Nome 

Atribuição

Recursos  necessários

Situação

Não agimos por conta própria, sem supervisão e não agimos contra o POP e o Plano de Emergência. O bombeiro em risco iminente aciona o código "mayday", adotamos silêncio no rádio e o RIT entra em ação, podendo designar para auxílio outro bombeiro que está desenvolvendo outra atribuição no momento se entender necessário, desde que não comprometa o estabelecido no Plano de Emergência.


A sensação de segurança da equipe ao atuar em situações com planejamento, padronização e sabendo que possui uma retaguarda coberta contribui para o desenvolvimento e sucesso da missão, além de agregar valor inestimável ao nosso cliente.


Vivemos o nosso propósito: gerar valor singular em situações complexas e incertas!

logomarca
Com vários anos no mercado, nossa empresa oferece mão de obra altamente qualificada e preços ajustados às suas necessidades
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Estação Delta - Bombeiro Privado em Maringá e Londrina: Bombeiros que resgatam bombeiros
soletel